O que são Periféricos?

segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Periféricos são aparelhos ou placas que enviam ou recebem informações do computador. Na informática, o termo "periférico" aplica-se a qualquer equipamento acessório que seja ligado à CPU (unidade central de processamento), ou, num sentido mais amplo, ao computador. São exemplos de periféricos: impressoras, digitalizadores, leitores e ou gravadores de CDs e DVDs, leitores de cartões e disquetes, mouses, teclados, câmeras de vídeo, entre outros.
Cada periférico tem a sua função definida, desempenhada ao enviar tarefas ao computador, de acordo com a sua função.

Configuração do Monitor



Para configurar é muito simples. Conforme figura ao lado, click com o botão direito do mouse sobre o fundo de tela do windows. (Tela inicial)Click na opção "propriedades" do menu que se abriu.








Logo em seguida aparecerá a janela "Propriedades de Vídeo". Selecione nas abas superiores a opção "Configurações". Selecione a opção "Área de Trabalho" e clicando sobre o ponteiro dessa opção, (click sobre o ponteiro e segure o botão esquerdo do mouse apertado), arraste o mouse para a direita até encontrar a resolução 800 x 600 pixels.




Para visualizar as imagens do livro e do site com nítidez e perfeição modifique também a opção "Paleta de Cores" (encontra-se ao lado da opção "Propriedades de Vídeo") clicando na seta ao lado da opção (a seta está apontando para baixo) e selecione qualquer das opções acima de "256 cores". Click em "OK" e confirme todas as perguntas que forem feitas pelo Windows.

Periféricos Mistos

De entrada e saída: enviam/recebem informação para/do computador (monitor touchscreen, drive de DVD, modem). Muitos destes periféricos dependem de uma placa específica: no caso das caixas de som, a placa de som.


A palavra Modem vem da junção das palavras modulador e demodulador. Ele é um dispositivo eletrónico que modula um sinal digital em uma onda analógica, pronta a ser transmitida pela linha telefónica, e que demodula o sinal analógico e o reconverte para o formato digital original. Utilizado para conexão à Internet, BBS, ou a outro computador.
O processo de conversão de sinais binários para analógicos é chamado de modulação/conversão digital-analógico. Quando o sinal é recebido, um outro modem reverte o processo (chamado demodulação). Ambos os modems devem estar trabalhando de acordo com os mesmos padrões, que especificam, entre outras coisas, a velocidade de transmissão (bps, baud, nível e algoritmo de compressão de dados, protocolo, etc).
















Ecrã táctil (português europeu) ou tela sensível ao toque (português brasileiro) é um tipo de tela sensível à pressão, dispensando assim a necessidade de outro periférico de entrada de dados, como o teclado. Funciona também como filtro para as radiações do monitor e elimina a electricidade estática.
A película táctil pode ser activada com a pressão de um dedo ou de uma caneta de feltro (sem tinta). Este ecrã é ideal para jogos, para desenho no computador, ou outras actividades pedagógicas. São especialmente utilizados em PDAs e em terminais bancários de distribuição de dinheiro.

Periféricos de saída



De saída: transmitem informação do computador para o utilizador (monitor, impressora, caixa de som);




As colunas de som são os dispositivos que recebem as informações relativas ao aúdio que sai da placa de som e as transforma em som. Umas boas colunas tem vários satélites e um subwoofer para reforçar os graves, e quantos mais satélites tiver, maior será a qualidade de som. Por exemplo, umas colunas 7.1 têm 7 satélites e um subwoofer.



Uma impressora ou dispositivo de impressão é um periférico que, quando conectado a um computador ou a uma rede de computadores, tem a função de dispositivo de saída, imprimindo textos, gráficos ou qualquer outro resultado de uma aplicação.
Herdando a tecnologia das máquinas-de-escrever, as impressoras sofreram drásticas mutações ao longo dos tempos. Também com o evoluir da computação gráfica, as impressoras foram-se especializando a cada uma das vertentes. Assim, encontram-se impressoras optimizadas para desenho vectorial e para raster, e outras optimizadas para texto.
A tecnologia de impressão foi incluída em vários sistemas de comunicação, como o fax.

Periféricos de entrada

De entrada: basicamente enviam informação para o computador (teclado, mouse, joystick, digitalizador).



O teclado de computador é um tipo de periférico utilizado pelo utilizador para a entrada manual no sistema de dados e comandos. Possui teclas representando letras, números, símbolos e outras funções, baseado no modelo de teclado das antigas máquinas de escrever. Basicamente, os teclados são projectados para a escrita de textos, onde são usadas para esse meio cerca de 50% delas, embora os teclados sirvam para o controle das funções de um computador e o seu sistema operacional. Essas teclas são ligadas a um chip dentro do teclado, responsável por identificar a tecla pressionada e por mandar as informações para o PC. O meio de transporte dessas informações entre o teclado e o computador pode ser sem fio (ou wireless) ou a cabo (PS/2 e USB). O teclado vem se adaptando com a tecnologia e é um dos poucos periféricos que mais se destacam na computação.

O mouse (português brasileiro) ou rato (português europeu) é um periférico de entrada que, historicamente, se juntou ao teclado como auxiliar no processo de entrada de dados, especialmente em programas com interface gráfica. O rato ou mouse tem como função movimentar o cursor (apontador) pela telaPB/ecrãPE do computador. O formato mais comum do cursor é uma seta, contudo, existem opções no sistema operacional e em softwares específicos que permitam a personalização do cursor do rato.
O rato funciona como um apontador sobre o ecrã do computador e disponibiliza normalmente quatro tipos de operações: movimento, clique, duplo clique e arrastar e largar (drag and drop).




Dissipador de calor


Dissipador de calor é o nome dado a um objecto de metal sendo geralmente feito de cobre ou alumínio, que pelo fenômeno da condução termica e uma maior área por onde um fluxo térmico pode se difundir, maximiza o nível de dissipação térmica de qualquer superfície que gere calor. Sendo assim, dissipadores de calor tem o objectivo de garantir a integridade de equipamentos que podem se danificar com o calor gerado pelo seu funcionamento. Um dissipador de calor é usado geralmente se e somente se a fonte de calor possui uma elevada densidade de fluxo (grande fluxo de calor por unidade de área), sendo por exemplo componentes de hardware equipamentos que satisfazem essa condição, como processadores centrais de computadores e video games, processadores gráficos, entre outros. Aos dissipadores dotados de uma ventoinha acoplada na sua superfície, damos o nome de cooler, sendo esses soluções activas de refrigeração, enquanto que os dissipadores sem ventoinha são passivos nesse aspecto.

Drive Óptica


Drive Óptica - leitor de CD que combina a capacidade de gravar CD-R/CD-RW com a habilidade de ler (mas não gravar) mídias de DVD.

Fonte de Alimentação


Fonte de alimentação - Uma fonte de alimentação é um aparelho ou dispositivo electrónico constituído por 4 blocos de componentes eléctricos: um transformador de força (que aumenta ou reduz a tensão), um circuito rectificador, um filtro capacitivo e/ou indutivo e um regulador de tensão. Uma fonte de alimentação é usada para transformar a energia eléctrica sob a forma de corrente alternada (CA) da rede em uma energia eléctrica de corrente contínua, mais adequada para alimentar cargas que precisem de energia CC.

Memoria RAM


Memória RAM - Memória de acesso aleatório (do inglês Random Access Memory, frequentemente abreviado para RAM) é um tipo de memória que permite a leitura e a escrita, utilizada como memória primária em sistemas electrónicos digitais. O termo acesso aleatório identifica a capacidade de acesso a qualquer posição em qualquer momento, por oposição ao acesso sequencial, imposto por alguns dispositivos de armazenamento, como fitas magnéticas.

Memória

Memória - Circuitos, componentes ou partes mecânicas de um computador que armazenam informações.

Placa de Rede


Placa de Rede - Placa de expansão usada para conectar um computador a uma rede informática. O nome é genérico e aplica-se a qualquer tipo de placa que se liga a qualquer tipo de rede.

Placa de Som


Placa de som - Permite a reprodução e tratamento de sons no computador.

Placa Grafica/Video


Placa Gráfica/Vídeo - Determina a parte gráfica do computador. Controla a resolução das imagens e número de cores. Permite a digitalização/criação de vídeo no computador.

Disco Rigido


Disco rígido - Também chamado HD ou “winchester”. É o dispositivo físico onde são instalados o sistema operativo, os programas/aplicações e onde são gravadas as informações - texto, imagens, músicas, etc. É considerado uma unidade de memória secundária.

Processador


Processador - É a unidade de processamento e controle do computador. O dispositivo (placa) de circuitos electrónicos que interpreta e executa as principais funções da máquina. O principal fabricante de processadores ainda é a empresa norte-americana Intel.

Motherboard

quinta-feira, 24 de setembro de 2009



Motherboard - Placa principal de circuitos do computador, onde ficam os componentes essenciais. A placa - mãe contém o processador, a memória principal, os circuitos de apoio, a controladora e os conectores do barramento. As placas de expansão de memória e as placas de I/O, podem ser instaladas na placa - mãe através dos conectores do barramento.









Componentes do Computador